CURSOS E OFICINAS


 

CURSO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DO SUS – CDG-SUS

EM

SÃO JOSÉ DO RIO CLARO – MT

VEJA AS FOTOS

O objetivo principal é o desenvolvimento de estratégias para implantação do SUS no município
Assessoria
O usuário é quem ganha com este curso de reciclagem dos profissionais da saúde, diz secretária de saúde
O Curso de Desenvolvimento Gerencial – CDG-SUS teve inicio em São José do Rio Claro na tarde desta terça-feira (11.05), na sede do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD. Coordenado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e financiado pela Organização Pan-Americana de Saúde e pelo Ministério da Saúde, o curso está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, em parceria com o Cosems-MT, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico. Com carga horária de 80 horas/aula, o curso teve inicio neste dia 11 de maio e se estenderá até o mês de junho, dividido em duas etapas, sendo a primeira com 30 horas/aulas presenciais, com espaço de um mês para a realização de trabalhos de campo e, retorno para a segunda etapa com a finalização. O evento inclui como um de seus principais objetivos o desenvolvimento de estratégias necessárias para implantação do Desenvolvimento Gerencial do SUS no município.

O curso promove a realização do planejamento e a gestão do SUS, incorporando metodologias avaliativas em saúde centrada no usuário na perspectiva dos sistemas municipais de saúde, formação de gestores e a responsabilização pela gestão política, utilizando os princípios norteadores da Política de Educação Permanente em Saúde. Além da tutora, Terezinha de Cássia Viana Gimenes, do Preceptor, Diógenes Marcondes, ambos do CDG-SUS/MT, que ministram o curso, professores do ISC/UFMT e da FAEM/UFMT, e Representante do COSEMS/MT participam como observadores do curso que conta com a presença de 40 profissionais em saúde do município.

“O CDG-SUS é uma experiência inovadora que tem possibilitado a atualização/sensibilização dos gerentes, profissionais e conselheiros de saúde, para o desafio da construção de novas práticas avaliativas e de gestão do sistema e dos serviços de saúde, comprometidos com os princípios do SUS e da Reforma Sanitária, para a garantia do direito à saúde”, disse Terezinha Gimenes, responsável pelo Projeto do CDG-SUS – MT, em São José do Rio Claro.

A forte parceria com o Ministério da Saúde, COSEMS/MT, Escola de Saúde Pública, FAEM/UFMT e com a Secretaria Municipal de Saúde tem potencializado a experiência, que tem como meta em 2010, a realização de 48 cursos e a capacitação de 1600 gerentes do SUS. De acordo com a secretária Municipal de Saúde e Saneamento Básico, Ana Maria Vicente Barbosa, “a vinda deste curso para São José é uma vitória”, e com a reciclagem dos profissionais de saúde “quem ganha é o usuário que passa a ter atendimento cada vez mais moldado a realidade local, pensando sempre no bem estar do cliente do SUS”, afirmou.

Autor: Sérgio Guimarães

CDG-SUS EM

QUATRO MARCOS – MT

VEJA AS FOTOS

Entre os dias 06 e 10 de setembro aconteceu a primeira etapa do CDG-SUS na cidade de São José dos Quatro Marcos. O curso foi realizado na Faculdade de Quatro Marcos (FQM) e teve 32 alunos matriculados.

Na abertura do curso estavam presentes a secretária de saúde, Juliana Oliveira Teles Cabral, que destacou a importância do CDG para o município e principalmente para os servidores das diversas secretarias, além dos conselheiros representantes dos usuários do SUS; e a diretora acadêmica da FQM, Lígia Vieira Garcia, que salientou a importância de parcerias com instituições formadoras. E, no segundo dia, o prefeito João Roberto Ferlin também compareceu para prestigiar o curso.

A equipe na cidade é formada por Diógenes Marcondes e Terezinha Gimenes, com o apoio local de Luciana Praconi Storti.

CDG-SUS São José dos Quatro Marcos Terminou, no dia oito de outubro, o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS na cidade de São José dos Quatro Marcos. A cerimônia de encerramento aconteceu na Câmara Municipal da cidade e estiveram presentes os alunos do CDG-SUS, o prefeito João Roberto Ferlin, a secretária de saúde Juliana Oliveira Teles Cabral, o presidente da Câmara de Vereadores Renilso da Silva Senhorinho, os vereadores Edvaldo Ribeiro Lima, Francisco Ferreira Leite, José Moreira Figueira, além do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e também aluno do curso Aldo Demício de Melo.O curso, que capacitou 37 alunos, teve a tutoria de Diógenes Marcondes e Terezinha Cássia Viana Gimenes e o apoio local de Luciana Praconi Storti.Foram eleitos problemas prioritários a serem enfrentados a curto e médio prazo pela gestão, tais como infra-estrutura das unidades de saúde do município, PCCS exclusivo para os servidores da Saúde, para fazerem parte da Agenda de Educação Permanente, construída durante o curso pelos alunos, e apresentada no encerramento. O prefeito achou necessária a inclusão de outros itens, assim, a agenda não foi assinada durante a cerimônia. Uma comissão ficou responsável para que o termo de compromisso seja firmado após as modificações.Sugestões? Notícias? Dúvidas? Assuntos de seu interesse?

 

CDG-SUS

EM COLIDER- MT

VEJA AS FOTOS

O Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS) em Colíder terminou no dia 03 de setembro com uma confraternização entre a equipe realizadora do curso, os 29 alunos concluintes, além de familiares e amigos.

Foram três meses entre o início da unidade I e o término da unidade II, em que os tutores Maria José Vieira da Silva (Zéza) e Diógenes Marcondes, com o apoio local de Solange Aparecida Leite, puderam incentivar a reflexão sobre o SUS na cidade, através de conversas, oficinas e leituras de textos da área.

No curso, foi gerada uma agenda mínima de gestão e educação permanente, para pactuar compromissos em prol da saúde. Participaram do momento de assinatura da agenda o Secretário de Finanças, Vanderlei Aparecido Borges, representando o Prefeito Celso Paulo Banazeski, a Sub-Secretária de Saúde Odilce Piloneto, representando o Secretário de Saúde Paulo Sérgio Lopes de Souza, a vereadora Ismaili Donassan, e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde João Cândido Neto. Solange Aparecida Leite representou os participantes do curso assinando a agenda.

 

  

Oficina  de Relações Interpessoais

Arte de Viver

Arte de Viver em Minas Gerais

VEJA AS FOTOS

CDGSUS EM CAMPINÁPOLIS MT

 

 

A Funasa e a Funai estão participando do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS em Campinápolis-MT. Os dois órgãos participam devido a importância de se pensar na saúde indígena no município.

Na primeira etapa do curso (25 a 29 de outubro), uma das atividades a serem desenvolvidas é a construção do mural com a história da saúde no município. Em Campinápolis, esse mural teve uma parte destinada a história da saúde nas aldeias, pois são mais de 90 aldeias espalhadas pelo município, compondo cerca de 50% da população. Estima-se que sejam seis mil índios vivendo em um terço do território.

Pedrinho Senhorá, líder indígena, teve participação importante, pois contou um pouco da história da saúde dos índios Xavante na região, elencando as grandes dificuldades enfrentadas por eles depois do contato com o homem branco, como doenças que passaram a ter causando um número elevado de mortes, principalmente entre as crianças.

A aula inaugural do curso, realizada no Palácio das Deliberações – Câmara Municipal, contou com a presença do prefeito Dr. Altino Vieira Resende Filho, do presidente da Câmara George Kalley Bernardes, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Andrea Rosa Rodrigues, além de muitos vereadores e secretários municipais. O prefeito apoiou o curso e falou sobre a importância da participação de todos.

São 32 alunos na cidade, que tem a tutoria de Diógenes Marcondes e Theodoro Carlos Magalhães Pinto e do apoio local de Rosely Campos de Oliveira Moura.

2 comentários em “CURSOS E OFICINAS

  1. Adoro o Trabalho de implantação de recursos e Méthodos de avaliação dos sofisticados implementos em todos os segmentos do trabalho! Acho que pode haver uma maior interação entre os diversos niveis e por conseguinte uma mais ampla avaliação dos mais variados desenvolvimentos!

  2. Boa Tarde.Aqui é o Sergio, mora em Caldas MG, e era amigo de uma pessoas que se chamava Theodora Carlos Magalhães Pinto, da cidade de Catanduva Sp. Nunca mais o vi, quero saber se essa pessoa é o mau amigo que jinclusive veio em meu casamento a 35 anos atraz. Por favor? me mande uma resposta.
    Atenciosamente
    Sergio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s