Estudantes são proibidos de freqüentar universidades


Estudantes   são proibidos de freqüentar universidades

 

Vânia Marcondes  vaniabahai@yahoo.com.br

É radialista, estudante de Letras na UFMT e representante de mídia da  Comunidade Bahá’í de Cuiabá –MT

 

Enquanto milhares de alunos retornam às aulas depois do recesso acadêmico, no campus da UFMT, outros desses se preparam para colar grau, e milhares no país, lutam por ensino público de qualidade. Já outros, num país bem distante de nossa realidade, no Oriente Médio, são impedidos de freqüentar as salas de aulas. O crime que cometeram? Simplesmente não professam a mesma fé ou religião estatal. O governo iraniano prega o islamismo shiita, com 93% da população de seguidores, mas a Constituição do país só garante direitos aos judeus, cristãos e zoroastrianos.

Os estudantes, privados de seus direitos, fazem parte da maior   minoria religiosa no Irã: são Bahá’ís (lê-se barrais). A mais recente entre as grandes religiões da humanidade, a Fé Bahá’í é uma religião independente, cujo nome de origem árabe, quer dizer ‘seguidor da Glória’. Surgiu no Irã, em 1844, com os ensinamentos de seu profeta fundador Mirzá Husayn Ali (1817-1892) que provocou intensa revolução entre governo e clero, pois afirmou existir uma unidade que permeia os povos, a religião e Deus. Ou seja, a religião de Deus é uma só. O título de Mirzá Husayn Ali era Bahá’u’lláh (Glória de Deus), como ficou conhecido no mundo. Entre os diversos assuntos versados por Bahá’u’lláh, estavam a eliminação de todo tipo de preconceito, educação universal e obrigatória  e a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, sendo este último o mais revolucionário para o povo daquela época. Esses temas são muito bem vindos na sociedade atual, principalmente no ocidente; porém, no Irã do século dezenove, causou grandes conflitos.

Naquele século foram executados cerca 20 mil bahá’ís. De lá para cá, as perseguições   no Irã nunca cessaram. Entre 1978 e 1998, o governo iraniano executou mais de 200 de seus adeptos. Centenas de outros foram presos, e dezenas de milhares foram privados de seus empregos, pensões, negócios e oportunidades de estudo universitário.

O mais recente documento, de 27 de agosto de 2007, enviado de Nova York por Bahá’í World News Service (BWNS) afirma que a Comunidade Internacional Bahá’í recebeu cópia de uma carta confidencial de 2006, do Ministério da Ciência, Pesquisa e Tecnologia   do Irã com instruções para expulsarem qualquer estudante iraniano quando for descoberto tratar-se de um membro da comunidade bahá’í.  A carta refuta recentes declarações de autoridades iranianas, que dizem não haver discriminação no Irã contra estudantes bahá’ís.

O fato é que 128  dos 200 estudantes universitários bahá’ís,  matriculados no último outono foram gradualmente expulsos dos cursos do ano acadêmico de 2007/2008 naquele pais, como confirma a agência de notícias Reuters.

            Bani Dugal, a principal representante da Comunidade Internacional Bahá’í junto às Nações Unidas, afirma que o documento recém descoberto, declara abertamente que estudantes bahá’ís  devem ser expulsos das universidades onde estudam, prova inequivocamente que as autoridades  iranianas continuam em seu intento de bloquear inteiramente o desenvolvimento dos bahá’ís   iranianos, a despeito do que afirmam ao mundo externo.

            A Fé Bahá’í tem representação acreditada na Sede das Nações Unidas, em Nova York, desde 1948. No mundo contam 7 milhões de adeptos, espalhados em 178 países, territórios e ilhas do globo. É a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, segundo Enciclopédia Britânica. A literatura bahá’í já foi traduzida para mais de 800 línguas. Desde 1921,a Fé Bahá’í chegou ao Brasil através da pioneira norte-americana Leonora Armstrong e hoje o país conta com aproximadamente 55 mil adeptos residentes em mais de 1.200 municípios, distribuídos em todas as regiões do país. Em Cuiabá, somam cerca de 100 bahá’ís.                   

www.bahai.org.br


Diogenes Marcondes

www.diomarcon.spaces.live.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s